Relação entre a música e as artes performativas

Street_Theatre_Show,_La_Chaux-de-Fonds

Existiu desde sempre uma relação muito simbiótica entre os diferentes tipos de arte; não existe dança sem música! A verdade é que mesmo dentro da barriga da mãe, o bebé consegue reagir à música, logo desde sempre que a arte existe como forma de expressão do ser humano.

A música tem um impacto muito grande no ser humano; serve para estimular a sua criatividade e vai muito para além da relação música/dança. Basta pensarmos que um escritor pode usar uma música específica para procurar inspiração, um pintor podStreet_Theatre_Show,_La_Chaux-de-Fondse ouvir uma música para conseguir entrar num determinado estado de espírito,… e estes são apenas dois pequenos exemplos.

As artes performativas são formas de arte onde o artista usa a sua voz e/ou o movimento do seu corpo para se expressar. Podemos dividir estas artes em vários tipos como dança, música, ópera, teatro, teatro musical, magia, ilusionismo, circo,…

Os dois tipos que demostram melhor a relação da música e das artes performativas são o teatro e a dança.

Teatro

O teatro é uma combinação de discurso, gestos, música, dança, som e espetáculo. O teatro pode tomar a forma de peça, musical, ópera, ballet, teatro de improviso,… Tudo isto acontece em frente a uma audiência que fica deslumbrada com resultado final.

Dança

A dança se refere ao movimento humano, geralmente rítmico e acompanhado por música que serve de forma de entretenimento do público. A definição de dança depende muito do contexto social e cultural onde está inserido, mas a verdade é que a fusão do movimento do bailarino com a música é capaz de criar um grande impacto no espetador. A dança é um dos tipos de arte que é praticado em todas as partes do mundo e não existem restrições de sexo, idade oureligião para os praticantes desta arte pois o mais importante é o prazer que cada um retira da sua prática.

Todos sabemos que assistir a alguns espetáculos de artes performativas pode sair bem caro. Logo, se quer assistir aos melhores espetáculos, porque não apostar no CabaretClub? Assim junta o melhor de dois mundos: ganha um dinheiro extra divertindo-se e pode ainda assistir aos seus espetáculos preferidos! Prepare-se para ficar maravilhado com as melhores performances, sem que isso pese em sua consciência e em sua carteira.