O impacto dos avanços tecnológicos na música do Brasil

Gilberto_Gil_with_guitar

O desenvolvimento das novas tecnologias tem sido um dos pontos chave no mundo atual. A tecnologia está mudando a maneira como fazemos as coisas no cotidiano; estas mudanças ocorreram tão rapidamente que ainda estamos nos adaptando.

A maneira como a música é usada em nossa vida corrente foi uma das maiores mudanças potencializada pela tecnologia. Agora, toda a música do mundo está à distancia de um clique ou um toque e a nossa música preferida vai connosco para todo lado, dentro do nosso smartphone. Se antes tínhamos de ir à loja de discos para comprar as últimas novidades, agora todas as músicas estão disponíveis em cada momento.

Até a maneira como se faz música foi complemente modificada; qualquer um, hoje em dia, pode fazer música em sua prGilberto_Gil_with_guitarópria casa. Basta ter um computador e uma ligação à internet. Se usarmos produtos como o GarageBand, podemos gravar um disco caseiro com boa qualidade. E os músicos e bandas estão a tirar partido disso pois ficam com muita mais liberdade e podem dar aso à sua criatividade; podemos pegar em exemplos de bandas como Radiohead que lançam os seus próprios álbuns, deixando o público decidir quanto é que quer pagar pela música.

Também a música brasileira se está adaptando a este novo mundo. Basta pegar no exemplo do músico e artista plástico Alexandre Range,l que afirma: “O primeiro instrumento que aprendi a tocar foi um programa de computador”. Este artista produz música eletrônica e experimental e conta que: “a tecnologia não só facilitou, mas também possibilitou a criação das sonoridades surreais e ousadas que fazem parte de algumas de suas obras”.

A tecnologia tem tido tanta influência na música brasileira que até se tornou tem de algumas letras como:

  • Gilberto Gil: Pela internet
  • Zeca Baleiro: Mamãe no Face
  • Tom Zé: Tribunal do Feicibuqui
  • Ewerton Assunção: Vou te excluir do meu Orkut
  • Pitty: Admirável Chip Novo