Diferentes géneros musicais no Brasil

O Brasil é conhecido pela miscelânea de géneros musicais; a sua música possui uma grande originalidade e variedade de estilos que é demonstrado na riqueza de géneros musicais encontrados hoje em dia. No Brasil, o consumo interno da sua música é muito forte e ajuda à divulgação e valorização da sua música.

Os principais géneros musicais do Brasil são: Arrocha, Axé, Baião, Bossa Nova, Carimbó, Funk Carioca, Choro, Forró, Lambada, Musica Sertaneja, Música Popular Brasileira, Rap Brasileiro, Reggae Brasileiro, Rock Brasileiro, Samba e Xote.

Vamos explorar alguns destes gêneros:

Rock Brasileiro

O rock entrou em cena no Brasil em 1956; em 1957, foi escrita a primeira música rock chamada “Rock and Roll em Copacabana” por Miguel Gustavo. Na década de 1960, surge a Jovdownload (32)em Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlo e Wanderlea), que faz sucesso entre os mais jovens com letras românticas e ritmos acelerados. Na década 70, o rock mundial foi consagrado mas no Brasil isso só aconteceu na década de 80. Os grupos mais conhecidos desta década são Os Paralamas do Sucesso, Titãs, Barão Vermelho e Legião Urbana. A banda de rock brasileira mais conhecida internacionalmente é o Sepultura (dentro do heavy metal).

Baião

É um género musical e de dança da região nordeste do Brasil que utiliza como instrumentos musicais a viola caipira, a flauta doce e o acordeão. Tornou-se popular na década de 1940 através de músicos como Luiz Gonzaga (“rei do baião”) e Humberto Teixeira (“doutor baião”). É um género musical que influencia muitos artistas contemporâneos, principalmente músicos nordestinos.

Forró

O forró também é originário da região do Nordeste do Brasil e é praticado nas festas juninas. São precisos três músicos para formar um grupo de forró: um sanfoneiro, um zabumbeiro e um tocador de triângulo. É dançado ao som de vários ritmos brasileiros como o xote, baião, xaxado, marcha e coco.